Minimalismo

10 Dicas para não passar roupa a ferro

10-dicas-para-não-passar-a-roupa-ferro-so-happy-with-Less

Passar a ferro é das tarefas domésticas que gosto menos de fazer e por isso comecei a fazer alguns truques para não passar (quase) nenhuma roupa a ferro. E partilho 10 dicas para não passar roupa a ferro, que tenho feito ao longo dos tempos para não perder muito tempo.

Descomplicar as tarefas domésticas

Em primeiro lugar, quero dizer que comecei a descomplicar as tarefas domésticas e deixei de ser tão esquisita e exigente no que diz respeito à roupa. Antes era muito picuinhas e passava tudo a ferro, mas desde que comecei a pensar em eliminar certas tarefas que nenhuma felicidade me davam, deixei de o ser. Até nas tarefas domésticas o minimalismo ajudou-me a eliminar o que não é essencial fazer. O tempo que eu perdia a passar a ferro podia ser utilizado para outras coisas bem mais interessantes. Comecei a ganhar mais tempo e a poupar energia!!

Podes gostar de ler também 40 Dicas para viver uma vida mais simples

10 dicas para não passar roupa a ferro ou diminuir a quantidade a passar:

  1. Na hora de comprar roupa, escolher roupas que não precisam de ser passadas. Apostar em tecidos sintéticos de secagem rápida e que não enrugam como facilidade, como por exemplo o poliéster, viscose, acrílico e nylon.
  2. Não encher a máquina de lavar com muita roupa, de forma a que esta fique menos amarrotada. Ao lavar também optar por um programa mais leve de centrifugação, para ter menos vincos na roupa.
  3. Fazer bem a separação da roupa. A roupa da casa (lençóis, toalhas de banho, etc) é lavada numa máquina à parte, para que o peso da roupa não amarrote mais as outras roupas mais leves.
  4. Estender assim que a máquina terminar de lavar e sacudir bem a roupa antes de o fazer. E ao estender tentar colocá-las o mais esticadas possível. Faz toda a diferença!
  5. Não usar molas na roupa. O estendal cá de casa é destes e não sinto necessidade de colocar molas, e assim não há marcas.
  6. As camisas secam directamente nos cabides e assim ficam menos amarrotadas e temos mais espaço do estendal.
  7. Assim que a roupa está seca dobrar logo. Se não conseguir tentar deixá-la o mais direita possível.
  8. Claro que há sempre alguma roupa que precisa de passar. Passar num dia específico por mês e aproveitar para ver aquela série o filme que andamos a adiar por falta de tempo.  Ou passar no dia em que queremos usar…passar uma peça custa menos que um monte delas.
  9. A roupa da casa (ex: lençois) é tratada da mesma forma. Assim que sai da máquina esticar muito bem e estender bem direitinha. Quando estiver seca, dobrar logo e arrumar.
  10. E por último, usar mais vezes a roupa antes de colocar logo para lavar. Conseguimos ver bem se a roupa precisa ou não de ser lavada. Não colocar para lavar só porque a usámos. Colocar essa roupa num cabide a arejar e fica bom para usar uma próxima vez. Poupar tempo, água, detergente e por consequência dinheiro.

Estes truques fui aprendendo com algumas pesquisas na internet, mas a minha realidade pode não ser a tua, porque por exemplo, o meu trabalho e do marido não é preciso roupa formal, o que facilita a tarefa. Claro que adaptamos as coisas à nossa realidade. Eu consigo fazer isto e sou feliz assim! Não significa que outras pessoas o consigam. Mas penso que o essencial é deixar de ser tão exigentes com certas tarefas e simplificar.

E vocês como fazem? Passam a roupa a ferro? Têm outros truques?

Guarda no Pinterest estas 10 Dicas para não passar a ferro para teres sempre à mão

10-dicas-para-não-passar-a-roupa-ferro-partilha-no-pinterest

Previous Post Next Post

Também podes gostar de:

2 Comments

  • Reply beatrizsousa1

    Detesto dar a roupa a ferro, por isso costumo secar numa cruzeta os vestidos e isso, mas vou começar a fazer isso com tudo. Pode ser que seja mais fácil como dizes <3 <3
    Beijocas
    Suspiros da Bea

    at
    • Reply Raquel Silva

      A mim tem facilitado a vida, porque mesmo daquelas coisas de casa que detesto fazer 🙂 Beijinhos***

      at

    Deixa um comentário

    %d bloggers like this: