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Descobre como Mudar hábitos

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No dia 21 de Abril de 2014 deixei de fumar, uma decisão que tomei quando comecei a simplificar a minha vida e a mudar alguns maus hábitos. E houve um livro que sem estar à espera dei-me o empurrão que faltava para deixar um dos piores hábitos que tinha. Descobre como mudar hábitos com o livro “A Força do Hábito“, escrito pelo jornalista Charles Duhigg.

capa-do-livro-a-força-do-hábitoA Força do Hábito

Este livro é constituído por vários estudos científicos que mostram como se formam e transformam os hábitos, sendo possível explicar o porquê de algumas pessoas conseguirem parar de fumar ou emagrecer, enquanto outras não. Despertou-me atenção o tema do livro, uma vez que a minha intenção é mudar alguns dos meus hábitos para ter uma vida mais organizada e mais saudável. Então fui ler o livro!

“Toda a nossa vida, na medida em que tem forma definida, não é nada além de uma massa de hábitos” – William James

Os hábitos fazem parte da nossa vida.

Todos os dias realizamos acções inconscientes, principalmente aquelas que fazemos rotineiramente. Os hábitos surgem porque o nosso cérebro está o tempo todo procurando maneiras de poupar esforço, ou seja, quando repetimos um determinado comportamento deliberadamente, o nosso cérebro é programado para armazenar essa informação. De acordo com os estudos, ocorre um ciclo (“loop do hábito”) constituído por uma deixa, rotina e recompensa, ou seja, há primeiro uma deixa, um estímulo que manda o cérebro entrar em modo automático. Depois há a rotina, que pode ser física, mental ou emocional. Finalmente, há uma recompensa, que ajuda o cérebro a saber se vale a pena memorizar este loop específico para o futuro.

As duas regras básicas para criar novos hábitos:

1º- achar uma deixa simples e óbvia.

2º- definir claramente as recompensas.

O autor fala-nos como se forma diversos hábitos, dá diversos exemplos de estratégias de algumas empresas/marcas para estimularem certos hábitos nas pessoas, outros exemplos de pessoas que conseguiram estabelecer novas rotinas de exercícios ou deixaram o vício do jogo, mudando certas rotinas.

O hábito de Fumar

Outro dos exemplos do autor é o do vício da nicotina, e aqui está o hábito que quis mudar e mudei. Este vício dura apenas enquanto a nicotina está na corrente sanguínea do fumador – cerca de cem horas depois do último cigarro. Por experiência própria estas horas não são assim tão difíceis de passar, mas a vontade de agarrar num cigarro continua lá, isto porque continuamos com os hábitos comportamentais. Por exemplo, ansiamos por um cigarro depois do café da manhã um mês depois porque nos lembramos da sensação agradável que ele costumava proporcionar.

É preciso de ter “fé” na mudança

A nova rotina de “deixar de fumar” é inserida, mas isso não é suficiente. Para que a mudança do hábito continue, as pessoas precisam acreditar que é possível. O autor diz que precisamos de ter “fé” na nossa mudança. E na maior parte das vezes, a fé só surge com a ajuda de outras pessoas, por isso é bom partilharmos a nossa decisão de mudar com alguém para nos incentivarem nesta caminhada. Também é bom para não desistirmos, porque acabamos por ficar um pouco comprometidos com as outras pessoas ou então não queremos mostrar a nossa parte fraca.

“Não tem nada que você não possa…se criar os hábitos certos”. – Charles Duhigg

Para mudar um hábito a tarefa é complicada, não é fácil ou rápida, mas é possível. Sabendo como o hábito funciona precisamos de reconhecer as deixas e recompensas para alterar a rotina, estando a meio caminho de substituir esse hábito por outro. Se fizermos uma avaliação consciente dos nossos hábitos podemos começar a mudar algo que nos incomoda.

A minha experiência

Quando terminei de ler o livro disse a mim própria é hoje que vou deixar de fumar. Acordei no outro dia e não fumei mais até hoje e por incrível que pareça, foi mais fácil do que pensava. Simplesmente alterei alguns hábitos que originavam a vontade de fumar:

1 – Deixei de beber café depois das refeições

Bebia chá, o que me faz sentir que estou num bom caminho para uma vida mais saudável, e assim não tenho o instinto de ir buscar o cigarro.

2 – Também fumava quando estava entediada

Então nessas alturas tentava mudar os meus pensamentos e fazer outra coisa – saia de casa e ia fazer uma caminhada, levantava-me da secretária e ia para o quarto ler um livro.

3 – Outras alturas que fumava era quando me juntava com os amigos

Confesso que esta última situação foi a mais difícil e tive que ter mesmo força de vontade para não cair em tentação.

Podes ler também Aprender a Viver no Presente

Claro que no início foi difícil (muito difícil), passei por momentos de péssimo humor e sem paciência, e volta e meia vinha-me à cabeça a vontade de fumar. Contei com a ajuda do meu marido, pois todos os dias chegava do trabalho e perguntava-me “Então hoje não fumaste também?”, o que me dava ainda mais força para conseguir. E a minha filha também foi um grande apoio, só as palavras que ela me disse quando a informei da minha decisão – “Mãe tenho tanto orgulho em ti” – foram as palavras certas para eu não desistir. E já se passaram 4 anos e não sinto falta nenhuma dos cigarros na minha vida.

As mudanças têm que ser tuas

É importante dizer que o meu marido fuma e continua a fumar, mas nada interferiu na minha decisão. E se está alguém desse lado e quer mudar algo só quero dizer que as mudanças têm que ser tuas e tens de querer para realmente algo acontecer. Não coloques as expectativas nos outros, não queiras mudar com os outros ou pelos outros. Não digas “vou deixar de fumar quando…ou a partir de”. Se queres essas mudança faz hoje, começa hoje não deixes para amanhã.

Encontrei este vídeo no youtube, que explica o exemplo dado pelo autor no seu guia para nos ajudar na mudança de um hábito.

Digam-me nos comentários se têm algum livro que tenha mudado a vossa vida.

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