Livros

Aprender a Viver no Presente

aprender-a-viver-no-presente

O Poder do Agora de Eckhart Tolle é um livro que nos ajuda a aprender a viver no presente. Desde que tomei a decisão de começar a simplificar a minha vida, tinha como principais objectivos esquecer a minha ansiedade pelo futuro e as tristezas e frustrações do passado. Este livro foi uma grande ajuda.

O Poder do Agora

livro-o-poder-do-agoraLembro-me que demorei um pouco a ler o livro, porque o próprio autor aconselha-nos a fazer algumas pausas para parar de ler e pensar no que foi dito. O meu principal problema foi (e continua a ser) estar sempre a pensar em alguma coisa e, segundo o autor, o principal problema é que as pessoas estão quase sempre com a mente no passado ou no futuro e não dão a devida importância ao presente.

Nada jamais aconteceu no passado, aconteceu no Agora. Nada jamais irá acontecer no futuro, acontecerá no Agora.

Eckhart conta-nos que até aos trinta anos era extremamente ansioso e sofria de depressão, mas passou por uma profunda transformação espiritual e desde então é conselheiro e mestre espiritual. Por isso o livro tem o formato de perguntas e respostas e todas as questões foram formuladas pelas pessoas que participaram nos seus seminários.

Mais de metade dos pensamentos são inúteis

Agora falando dos nossos pensamentos, o autor afirma que 80% a 90% deles são repetitivos, inúteis e, devido à nossa natureza frequentemente negativa, são também nocivos. É assim que se gasta muita da nossa energia vital. O grande problema, é que a maioria das pessoas perde tanta coisa na vida por não viver no exacto momento, sempre à espera que aconteça algo para fazer um dia o que realmente quer.

É verdade que muitas vezes dizemos: “Um dia, quando isso ou aquilo acontecer, vou ficar bem, feliz, em paz”. Ou seja, nós vemos o presente como um meio para obter o fim desejado. Para o autor, isto é algo que só existe nas nossas mentes, nunca na realidade. O momento presente é tudo o que nós temos, por isso devemos fazer do Agora o foco principal da nossa vida.

Olhar mais para o nosso interior

O autor também afirma que muitas vezes só procuramos “do lado de fora, as migalhas de prazer, aprovação, segurança ou amor”, por isso não encontramos a verdadeira felicidade. Deveríamos olhar para o nosso interior, onde está a cura para todo o nosso sofrimento (anseios, necessidades, desejos, apegos e aversões). Se estivermos bem connosco mesmos, somos capazes de lidar com os problemas e dificuldades exteriores, mantendo o equilíbrio e paz interna. A nossa felicidade só depende nós! Temos que deixar de ter mais e passar a ser mais! Olhar mais para dentro de nós!

Podes gostar de ler também Descobre como Mudar hábitos

No livro encontramos diversas técnicas para libertarmos-nos da nossa mente, deixar de sofrer com o desnecessário e passar a viver o momento Agora.

Ser uma testemunha dos pensamentos

Começar a prestar atenção ao que a voz na nossa mente diz, separarmos dela e ouvir-nos. A nossa mente é uma coisa, e nós, como observadores dela, somos outra.

Prestar atenção total a qualquer actividade rotineira

Toda vez que subirmos ou descermos escadas, prestar atenção para os nossos passos, movimentos e toques dos pés no chão. Quando prestamos atenção às nossas acções, mantemos a mente limpa dos outros pensamentos e colocamos-nos totalmente no agora.

Destruir o sofrimento ao aceitá-lo

Ter a consciência do que se passa dentro de nós acaba com a ligação entre a mente e o sofrimento. Quando nos sentirmos irritados, ansiosos, com raiva ou tristes, em vez de tentar lutar contra esses sentimentos, apenas devemos reconhecer que eles estão ali e aceitá-los.

Conectar com o interior

Fechar os olhos e dirigir a atenção para dentro do nosso corpo. Manter o foco na sensação que se passa no interior do nosso corpo. Não pensar sobre isso, só sentir.

Exercício de consciência corporal
  • Ideal para ser feito antes de dormir e ao acordar.
  • Deitar, fechar os olhos, relaxar e começar a escolher partes do corpo para dirigir a nossa atenção.
  • Primeiro, sentir os dedos dos pés. Passar para os calcanhares. Então para os joelhos e lentamente mudar a nossa atenção e sentir as coxas, quadril, abdómen, peito, braços, mãos, pescoço, boca, orelhas e olhos.
  • Parar por alguns segundos em cada uma das partes do corpo e sentir a energia de vibração em cada um.
  • Quando terminarmos, tentar sentir a energia do corpo inteiro, como uma só.

Este exercício já fiz imensas vezes em aulas de yoga, porque é uma técnica de meditação que tem o poder de nos colocar no agora, silenciar a mente, relaxar e também reforçar o sistema imunológico.

Eckhart diz que se não somos felizes no agora, e fugimos para o passado ou para o futuro, devemos de abandonar a situação que nos provoca infelicidade no presente, mudá-la ou aceitá-la sem medo, sem culpas e sem desculpas. Porque “...o momento presente é tudo o que tem. Faça do AGORA o foco principal de sua vida.

Este livro tem diversas orientações para nos ajudar a aprender a viver no presente. Deixo ainda um vídeo com a explicação de Eckhart Tolle de “Como largamos o vício de pensar”:

Já leram este livro ou têm curiosidade em ler? Digam-me nos comentários.

Guarda este artigo Aprender a Viver no Presente no Pinterest para teres sempre à mão

aprender-a-viver-no-presente-pinterest

Previous Post Next Post

Também podes gostar de:

Leave a comment

Deixa um comentário

%d bloggers like this: