Livros Minimalismo

5 Livros sobre Minimalismo e Vida Simples

Minimalismo e Vida Simples são temas que gosto de ler e tenho procurado descobrir mais sobre eles ao longo destes 5 anos que comecei a desejar um estilo de vida mais minimalista. Achei interessante partilhar uma lista com 5 livros sobre Minimalismo e Vida Simples.

A lista de livros que trago foram os primeiros livros que li quando comecei a aprender sobre vida simples e minimalismo. Muito agora se fala sobre este tema e neste momento há cada vez mais livros e mais informação. Mas há 5 anos atrás não havia assim tanta informação nem tantos blogs em português, principalmente. Sempre fui uma pessoa minimamente organizada, mas desconhecia por completo que podia facilitar a minha vida vivendo um estilo de vida mais simples.

E o que é isto do minimalismo?!

Como já referi em outras publicações, minimalismo é focar no que realmente importa para cada pessoa, é o que queremos nós para a nossa vida, é algo pessoal. Nada tem haver com a quantidade de coisas que temos, mas sim com o que é essencial para cada um de nós. E não é só limpar a nossa casa de tralha, minimalismo abrange tudo, coisas materiais e não-materiais. Quantas vezes perdemos tempo com pensamentos ou sentimentos desnecessários?! Este foi o meu principal motivo para começar este processo de simplificar a minha vida.

minimalismo_livros

Simplifique a Sua Vida de Elaine St. James

O primeiro livro que li e começou a fazer-se luz na minha cabeça foi Simplifique a Sua Vida. A autora Elaine St. James foi a pioneira do estilo de vida minimalista no século XX. Neste livro temos 100 maneiras de abrandar o ritmo e começar a desfrutar das coisas que realmente importam. São dicas muito simples, como por exemplo deixar os sapatos à porta de casa, e outras que necessitam de mais planeamento. É um livro antigo e a realidade americana é um muito diferente da nossa, mas para iniciar é um bom livro.

A Arte da Simplicidade de Dominique Loreau

Depois li A Arte da Simplicidade de Dominique Loreau, que vive no Japão e está muito influenciada pelo modo de vida desse país, em que menos é mais. E este princípio de que menos é mais é aplicado em todos os domínios da vida, do espiritual ao material. A autora começa por falar do materialismo e minimalismo, numa segunda parte fala como devemos cuidar do nosso corpo de forma simples, passando para a mente numa terceira parte. Um livro que nos ajuda a fazer uma desintoxicação nas nossas vidas, cada vez mais ligadas ao material e superficial.

O Poder do Menos de Leo Babauta

Um dos livros fundamentais do minimalismo é O Poder do Menos de Leo Babauta, como também o seu blog Zen Habits. Já li alguns ebooks deste autor, mas em português só existe este. Leo Babauta foi um dos precursores do minimalismo e para mim este livro é como se fosse uma bíblia. O livro é mais orientado para a produtividade e gestão do tempo, para a definição de objectivos, projectos, tarefas e rotinas. E temos duas partes: os princípios e a prática. Para quem pretende um método simples para organizar e simplificar a vida é um ótimo livro. Já o li pelo menos umas 4 vezes e consigo sempre retirar mais alguma ideia para colocar em prática.

Arrume a Sua Casa, Arrume a sua Vida de Marie Kondo

Outro livro é Arrume a Sua Casa, Arrume a sua Vida de Marie Kondo, um livro bem conhecido e agora até há uma mini série na netflix. Este livro tem dicas bastante úteis sobre organização da casa/espaço, bem como alguns ensinamentos orientais interessantes no modo como a autora pensa. Um livro que nos ajuda no processo de destralhar, retirar a tralha da nossa vida, porque a tralha que nos rodeia influencia de forma negativa a qualidade das nossas vidas. Viver num espaço repleto de tralha faz-nos ser mais desorganizados até na maneira como pensamos ou nos comportarmos.

Menos é Mais de Francine Jay

O último livro que vou falar e realmente foi o último que li é Menos é Mais de Francine Jay. Este é mais um livro para nos guiar a organizar e simplificar a vida, para levarmos a vida com menos consumo. É uma boa ferramenta para começar porque não entra em exageros. A autora na primeira parte do livro fala sobre os benefícios de viver com menos e que o caminho está em percebermos que precisamos de muito menos objetos do que acreditamos. Numa segunda parte, a autora apresenta 10 passos para organizarmos a casa e como aplicá-los nas diferentes divisões da casa. Uma boa leitura para quem quer recuperar alguma qualidade de vida.

Deixo aqui o vídeo:

Este livros não são necessariamente para colocar tudo o que está escrito em prática. Claro que não!? Mas são uma boa forma de começar. Adoptar algumas ideias que são corretas para a nossa vida e rejeitar o que não se adequa. Para mim foram e, continuam a ser, todos uma fonte de inspiração e motivação para simplificar a vida e começar a ter uma vida mais minimalista. Estes livros inspiram a viver com menos e a remover o excesso das nossas casas e das nossas vidas. Já leram algum destes livros?

Guarda esta Lista de 5 Livros sobre Minimalismo e Vida Simples no Pinterest.

Pinterest (7)


O blog é afiliado da Wook. Ao comprarem os livros usando os links disponibilizados, estão a contribuir para o seu crescimento literário. Obrigada!!

Previous Post Next Post

Também podes gostar de:

Leave a comment

Deixa um comentário

%d bloggers like this: