Destralhar

6 Dicas para Destralhar Itens Sentimentais

6-dicas-para-destralhar-itens-sentimentais

No que toca ao destralhar, os itens com uma carga sentimental são os mais complicados de deixar ir. Muitas vezes temos a casa cheia de itens sentimentais que nos consumem e roubam tempo. Não é fácil mas é possível desapegar para termos mais liberdade, por isso deixo 6 dicas para destralhar itens sentimentais.

O que podemos entender por itens sentimentais?

Normalmente são aqueles itens que nos fazem sentir conectados às memórias ou pessoas queridas, e aqui incluem-se fotografias, livros, objetos de decoração, colecções, etc.

Na minha casa isso não acontece (comigo, como já disse vivo com um não minimalista, podem ler aqui), mas quando vou a Portugal, vejo a casa dos meus familiares cheia de itens que trazem uma grande carga sentimental, por isso são incapazes de desapegar, mesmo que esses itens já não tenham qualquer funcionalidade actualmente. Uma das coisas boas que emigrar me trouxe foi ter de desapegar destas coisas. Hoje em dia não guardo nada só porque me lembra alguém ou porque alguém muito querido me deu. Guardo e tenho na minha casa o que é importante para mim.

Desapegar de itens sentimentais não é fácil

Para a maioria das pessoas desapegar de itens sentimentais não é fácil, porque ficam emocionalmente ligadas a inúmeros itens que foram oferecidos em aniversários e natais, e fica mal deitar fora, mesmo que detestem aquele item, ou itens carregados de memórias do passado, por exemplo as primeiras roupinhas dos filhos, como se algum dia eles quisessem levar isso com eles. Itens que guardamos porque nos dão uma falsa sensação de segurança.

Destralhar não é fácil! Inicialmente temos todos dificuldade em desapegar das coisas e, principalmente, dos itens sentimentais, pode levar anos para conseguirmos deixar ir.  Temos de ter consciência disto e deixar o tempo correr, dar um passo de cada vez, mesmo que seja pequenino, e tomar as decisões que sentimos ser as certas. Mas existem dicas para tornar esta tarefa mais fácil:

6 Dicas para destralhar itens sentimentais

1- Ser honesto consigo mesmo

É importante sermos honestos com a nossa própria pessoa, com os nossos sentimentos. Procurar saber se realmente é importante manter aquele item. O Minimalismo é diferente para todas as pessoas, porque somos todos diferentes, temos passados e experiências de vida diferentes.

2- Ser paciente e determinado

Não podemos querer destralhar tudo da noite para o dia! Destralhar é um processo que leva tempo, precisamos de nos questionar diversas vezes, de compreender o porquê do apego a determinados itens.

3- Lidar com a culpa

Muitas vezes mantemos coisas nas nossas vidas porque por alguma razão sentimos culpa. A culpa leva-nos a apegar a determinadas coisas, porque nos fazem sentir mal e é por essa razão que deveríamos deixar ir. Lembrar que destralhar itens sentimentais não fará com que as memórias ou pessoas sejam menos reais.

4- Tirar fotos e fazer um caderno de lembranças

Nós nos apegamos a certos itens apenas porque nos lembram uma pessoa querida ou uma memória feliz. E tirar uma foto desse item pode aliviar o sentimento de culpa de desapegar. Depois digitalizamos essas fotos, mais as fotos antigas, cartas e desenhos que também ocupam espaço. Podemos ser criativos e anotar num caderno as lembranças e sentimentos relacionados a esse item, porque é isso que é realmente importante, não o item em si.

5- Fazer uma caixa de memórias

Podemos sempre colocar numa caixa itens, fotos e recortes de coisas que têm grande valor sentimental para nós e guardar. Depois de passados alguns anos, podemos abrir a caixa e descobrir que algumas dessas coisas não eram assim tão importante e que não faz sentido mantermos. Sendo o processo de desapegar mais fácil.

6- Pedir ajuda

Parece simples, mas nem sempre gostamos de pedir ajuda. No entanto, a ajuda de um familiar ou de um amigo chegado pode ser crucial. Porque eles não estão agarrados sentimentalmente aos itens e a sua opinião é imparcial. Ter ajuda neste processo pode ajudar a mantermos-nos focados.

Espero que estas dicas vos inspire e ajude no processo de destralhar itens sentimentais e no caminho para uma vida mais simples.

Guarda no Pinterest estas 6 Dicas para Destralhar Itens Sentimentais, para ter sempre este artigo à mão

Previous Post Next Post

Leave a comment

Deixa um comentário

%d bloggers like this: