Minimalismo

5 TED Talks sobre Minimalismo

O Minimalismo tem sido uma palavra cada vez mais usada nos últimos tempos, porque na minha opinião,  as pessoas estão a começar a tomar consciência do consumismo louco que temos vivido nas últimas décadas e que ter cada vez mais coisas não traz felicidade. E muito tem-se feito para divulgar este estilo de vida e decidi partilhar 5 TED Talks sobre Minimalismo que nos inspiram a ter um estilo de vida mais equilibrado e minimalista.

Para começar vou novamente dizer que o Minimalismo é muito mais do que um estilo de vida. É uma ferramenta que pode ajudar qualquer um de nós a identificar o essencial para a nossa vida e eliminar o resto, não tem regras definidas, e cada pessoa é livre de construir o seu próprio minimalismo, porque o que é essencial para mim, não significa ser essencial para os outros.

Fiz um vídeo recentemente sobre O Que é o Minimalismo e podes ver aqui.

O estilo de vida que temos levado está longe de ser minimalista, porque se analisarmos bem os nossos dias estamos rodeados de distrações e somos constantemente bombardeados de informação. Acabamos por perder energia e tempo com coisas desnecessários e não apreciamos as coisas simples da vida, como estar com os nossos filhos, com os nossos familiares e amigos, ou como tirar um pouco de tempo do dia para nós e ler um bom livro, ou fazer um hobbie qualquer que tanto gostamos.

Estes 5 TED Talks vão te inspirar a ter uma vida mais simples e consciente. Os vídeos estão em inglês, mas podes colocar nas definições para ter legendas automáticas em português.

1. Graham Hill: Menos coisas, mais felicidade

Foi o primeiro TED Talk que vi sobre o tema. Graham Hill consegue da melhor forma esclarecer o conceito do Minimalismo neste vídeo, onde se pergunta: Será que ter menos coisas, em um espaço menor, leva a mais felicidade? Ele é a favor de ocupar menos espaço e coloca três regras para melhorarmos a nossa vida.

2. The Minimalists: A arte de deixar ir

Ryan Nicodemus e Joshua Fields Millburn são muito conhecidos e para além de TED Talks, eles realizaram um documentário: MINIMALISM, disponível na Netflix, que recomendo muito. Neste TED Talk, eles falam sobre os benefícios de deixar ir as coisas materiais e imateriais, e assim viver uma vida mais significativa com menos.

3. Sarah Knight: A mágica de dizer se F***

Neste TED Talk, Sarah explica o poder de dizer não sem se desculpar ou dar justificações. Uma estratégia para parar de desperdiçar o tempo que não temos fazendo coisas que não queremos fazer, porque não sabemos defender o que realmente queremos e é importante para nós.

4. Grant Blakeman:  Minimalismo – Para uma vida mais completa

Grant Blakeman fala de como é “incrível” viver num mundo cheio de escolhas, mas só que não. Cada vez perdemos mais tempo a escolher coisas desnecessárias ou invés de nos focar no que é realmente importante. Portanto, Grant faz-nos refletir de como simplificar as coisas é importante para termos mais espaço.

5. Colin Wright: Livre-se de tudo que é desnecessário e concentre-se no básico

Colin Wright é um viajante que se muda para um país diferente a cada quatro meses e com a sua experiência fala neste TED TAlk da importância de nos livrarmos do desnecessário, aprendermos a viver com o básico e concentrarmos-nos no que é realmente necessário, para assim sermos mais livres.

Espero que se inspirem e digam-me se já conheciam alguns destes TED Talks. Têm algum que me recomendam?!

Guarda no Pinterest esta lista de 5 Ted Talks sobre Minimalismo para ter sempre à mão

5-ted-talks-sobre-minimalismo-pinterest

Previous Post Next Post

Também podes gostar de:

Leave a comment

Deixa um comentário

%d bloggers like this: