Minimalismo

Minimalismo descomplica a Organização

minimalismo-descomplica-a-organização

O Minimalismo não é só tirar a tralha das nossas vidas, é descobrir o que realmente é importante para nós e deixar de organizar o que não interessa. Já pararam para pensar no tempo que perdemos a organizar!? Aprendi que o Minimalismo descomplica a organização.

“Sê organizada o quanto realmente precisas ser…e não mais!”

Descomplicar foi a palavra que adotei para este ano de 2019, como podem ler aqui. E por isso tenho aprendido diversas coisas e uma delas é que tenho de ser organizada o quanto realmente preciso ser e não mais! Houve uma altura que dei por mim a exagerar demasiado na organização e a sentir-me frustrada por não conseguir manter tudo organizado como queria ou a não conseguir fazer tudo o que queria. Portanto, algo estava errado!

Simplificar ajuda a manter a organização

Andava a organizar o desnecessário! O que preciso mesmo para viver uma vida simples é, acima de tudo, simplificar todas as coisas que possuo e assim elas vão-se manter organizadas sem menor esforço. Deixar de ter nas listas To Do tarefas desnecessárias, para ter espaço, tempo e energia para o que realmente é importante. Por exemplo, uma das tarefas que mantinha há algum tempo na minha lista era organizar os favoritos do meu computador, tinha imensas coisas que guardei lá, para ler mais tarde. Algum dia eu vou ler? Duvido! É mesmo essencial para mim? Não! Então o melhor é descomplicar e eliminar tudo o que não é necessário, e senti um alivio enorme e agora sei que não volto a ficar frustrada por não ter completado esta tarefa.

“A capacidade de simplificar significa eliminar o desnecessário para que o necessário possa falar”. – Hans Hofmann

Eliminar tarefas ou compromissos que não acrescentam valor

Até mesmo os sistemas de organização: arquivos, agendas, aplicações o melhor é mesmo manter o seu uso o mais simples possível para conseguir uma vida simples e organizada. Simplificar as nossas agendas, porque não adianta colocar mil tarefas para fazer num dia, quando sabemos que nem metade vamos fazer. Por isso, é importante eliminar tarefas ou compromissos que não acrescentam valor à nossa vida. E, por exemplo, descomplicar o nosso bullet journal, se são adeptos deste método de organização, pois não é preciso ter desenhos e layouts magníficos para ser funcional (podem ver o meu no instagram).

Aprende a viver com o necessário e lembra-te que é preciso dar espaço para a vida acontecer.

Dei estes exemplos, mas podia ser um armário de casa. Ás vezes temos tendência em organizar a tralha. Dou mais um exemplo, o armário da casa-de-banho precisa de ser organizado? Sim! Mas precisamos mesmo de tantos produtos de banho, cremes, maquilhagem, etc.? Não! Se simplificarmos, mantermos o necessário e reduzirmos as quantidades, as coisas ficam organizadas por si. Viver uma vida simples e minimalista é organizar só o que realmente é essencial e não organizar excessos, tralha.

Guarda no Pinterest este artigo Minimalismo descomplica a Organização para teres sempre à mão

minimalismo-descomplica-a-organização-pinterest

Previous Post Next Post

Também podes gostar de:

2 Comments

  • Reply Dayse Lúcia

    Você descreveu minha fase de vida atual! Depois que fiz umas boas limpas e organizações no meu quarto, a organização diária se tornou muito simples e rápida, fico até surpresa por acordar e não ter bagunça pra arrumar!

    at
    • Reply Raquel Silva

      Faz uma diferença enorme não organizar tralha, porque às vezes isso é que faz a casa estar desorganizada 🙂 Obrigada pelo comentário!

      at

    Deixa um comentário

    %d bloggers like this: