Minimalismo

15 Sinais de que tens um Minimalista dentro de ti

15-sinais-de-que-tens-um-minimalista-dentro-de-ti

Muitas vezes já somos Minimalistas e nem sabemos, porque nunca tivemos contacto com a definição. E também muitas vezes a palavra Minimalismo está mal interpretada em muitos lugares e referem-se a este estilo de vida como um estilo de privação de bens materiais. Por isso, trago 15 sinais de que tens um Minimalista dentro de ti e talvez não saibas.

E o que é um Minimalista?

Segundo Joshua Becker, “ser minimalista significa promover intencionalmente as coisas que mais valorizamos e remover tudo o que nos distrai“. Uma pessoa minimalista simplifica a sua vida para abrir espaço para o que é essencial e mais importante para si próprio.

Acredito que muitas pessoas são minimalistas e não sabem disso, porque muitos de nós deseja mudar de vida ou, mesmo, mudar a cultura de consumismo que vivemos hoje em dia. Só que preferem não usar rótulos, porque não gostam de fundamentalismos. Se queres ler mais sobre isto, podes ler este artigo sobre O Quanto Somos Minimalistas!?.

Porquê que eu digo que sou Minimalista?

Como venho sempre defendendo, cada um de nós somos livres de construir o nosso próprio minimalismo. Não é algo exclusivo de um grupo de pessoas que vivem com x números de coisas ou que guardam todos os seus pertences numa mala. Principalmente, porque o Minimalismo pode significar coisas diferentes para pessoas diferentes.

Para mim, ser minimalista é compreender que qualidade é muito mais importante do que quantidade. É conseguir ter o controle da minha vida, do meu tempo e das minhas escolhas. Além disso, o estilo de vida minimalista é muito mais do que viver com menos. O minimalismo é uma ferramenta que ajudou-me a limpar a desordem mental, a olhar para os meus maus hábitos e refletir na forma como levava a minha vida.

O importante não é ser ou não Minimalista

Pode haver diversas razões para que as pessoas decidem ser minimalistas e optar, como eu, de assumir para os outros que são minimalistas. Ou, pelo contrário, ser minimalista e não precisar de dizer que é. O importante é querer mudar de vida e os motivos podem ser muitos. Normalmente é o desejo de ter mais tempo , dinheiro e espaço para o que é realmente importante. Desta forma, priorizar as relações pessoais, um hobby ou um sonho.

O minimalismo pode literalmente afectar todas as áreas da nossa vida de forma muito positiva. Por isso, descobre se tens um Minimalista dentro de ti:

15 Sinais de que tens um Minimalista dentro de ti:

  1. Sentes-te desconectado com a cultura consumista actual.
  2. A casa desarrumada deixa-te stressado.
  3. A agenda cheia faz-te sentir assoberbada e sem tempo para nada.
  4. Sentes-te frustrado com o tempo que levas a organizar a tua vida.
  5. Nunca sentes que tens tempo suficiente durante o dia para fazer o que desejas, porque andas muito ocupada a limpar, a organizar e a trabalhar.
  6. As tuas prioridades são quase sempre colocadas em segundo plano devido a tarefas e compromissos urgentes.
  7. Queres que os teus filhos dêem mais valor às relações pessoais do que ao ter mais coisas.
  8. Sentes que as coisas mais importantes para ti – como tempo com a família, um hobby pessoal ou um sonho – acabam sempre em segundo plano.
  9. Desejas que mudar a forma como gastas o teu tempo e dinheiro.
  10. Estás disposto a desapegar de algumas de tuas coisas, sabendo que isso vai-te fazer mais feliz.
  11. Sentes que não tens tempo, energia ou dinheiro necessário para aproveitar realmente a tua vida. Não estás realmente a viver a vida, mas sim a sobreviver.
  12. Queres sentir-te mais grato e satisfeito com o que tens.
  13. Sentes que tens demasiada quantidade de coisas/compromissos na tua vida, mas não consegues resolver.
  14. Desejas controlar as tuas finanças, comprar menos mas com melhor qualidade.
  15. Queres conseguir controlar a tua vida, em vez de deixar que as coisas ou situações determinem como gastas o teu tempo.

Algum destes sinais mostraram-te que tens um Minimalista dentro de ti? Pensas em começar a adoptar este estilo de vida em 2020? Conta-me tudo!!!

Guarda estes 15 Sinais de que tens um Minimalista dentro de ti, no Pinterest

15-sinais-de-que-tens-um-minimalista-dentro-de-ti-pinterest


Acompanha-me nas minhas redes sociais para mais conteúdo sobre minimalismo e vida simples:
instagram | pinterest | youtube | facebook

Previous Post Next Post

Também podes gostar de:

2 Comments

  • Reply Helena Alegria

    Acho que tenho um minimalista dentro de mim… Já andava desconfiada!!!

    at
    • Reply Raquel Silva

      Acho que todos temos um minimalista dentro nós…porque quem não gosta ter uma vida mais simples e feliz?!

      at

    Deixa um comentário

    %d bloggers like this: