Minimalismo

7 Dicas para um Natal Minimalista

dicas-para-um-natal-minimalista

Começou Dezembro e mais uma época natalícia, que para muitas pessoas pode significar stress e pressão para não falhar com nada. Por isso trago hoje 7 dicas para um natal minimalista para desfrutares desta época natalícia de forma mais intencional e consciente, sentindo o verdadeiro espírito de Natal.

Quem é que acha que Natal e Minimalismo não combinam?!

Gosto desta época do Natal e aguardo-a sempre com entusiasmo, pois, para além de todo o ambiente e tradições, é quando vou a Portugal, estar ao pé dos meus familiares. No entanto, não gosto no que se tornou…do consumismo, dos compromissos intermináveis, das listas de presentes a comprar e do sentimento de que não há tempo e energia para tudo. E é aqui que o minimalismo entra! 

O minimalismo pode ajudar-nos a ter um Natal mais significativo, ao identificarmos o que é essencial para nós e eliminarmos tudo o resto. Desta forma, passamos a ter mais espaço para a família, tradições simples e para o verdadeiro espírito do Natal.

E ter um Natal minimalista não significa que não podemos comprar presentes, montar uma árvore de Natal ou decorar a nossa casa. Não é para fazer sacrifícios, é para termos consciência na forma como celebramos o Natal.

7 Dicas para teres um Natal Minimalista

1- Definir o que é importante

Não há problema um minimalista ficar entusiasmado com o Natal e querer comprar presentes. No entanto, deves decidir o que é importante para ti. Se gostas de decorar a casa e não é uma fonte de stress, deves fazê-lo. Mas se não gostas de todo o trabalho que isso acarreta, não o faças. Se queres dar presentes, dá, mas se não quiseres, tudo bem também. O mais importante é encontrar o equilíbrio.

2- Dar presentes com consciência

Embora possam pensar que um Natal minimalista é sinónimo de não ter presentes, isto é um mito! Claro que podemos dar e receber presentes, mas tem que ser algo feito com consciência e sem obrigações. Deixar de dar presentes a certas pessoas porque sentimos alguma obrigação. E se vamos dar um presente que seja bem pensado, algo que a pessoa vai mesmo utilizar. Não dar nada simplesmente porque tem de se dar alguma coisa. Se não sabes mesmo o que podes dar a uma pessoa que queres muito presentear, pensa em alternativas mais conscientes e sustentáveis. Podes gostar de ler também Prendas de Natal Minimalistas.

3- Reduzir os compromissos e aprender a dizer não

Se queres passar esta época natalícia com menos stress e mais tranquilidade, quando tiveres compromissos: reuniões, jantares, amigos secretos, visitas a familiares, etc… Pergunta-te: “Isso criará memórias significativas?” E, mais importante, “Isso vai adicionar mais valor ao meu Natal?”. Aprende a dizer não a compromissos que não acrescentam valor à tua vida, seja no Natal como em qualquer altura do ano. Mas toma mais atenção nesta altura do ano, porque temos tendência a aceitar compromissos só porque é Natal.

4- Planear com antecedência

Para mim, a melhor forma de evitar o stress das férias de Natal é começar bem cedo a planear, e fazer listas para tudo. Podemos reduzir e simplificar as tarefas, mas temos sempre alguns presentes para comprar ou fazer, o menu das férias para planear, etc. Quanto mais cedo tivermos tudo planeado melhor! Reduzimos todo o stress e a ansiedade destas tarefas, a confusão das compras e, assim, vivemos umas férias com mais calma. Muitas vezes, quando deixamos as coisas para o último minuto, fica mais difícil tomar decisões ponderadas, porque estamos sobre pressão.

5- Definir e cumprir um orçamento

Nas férias de Natal temos sempre algumas despesas a fazer e o melhor é prepararmos-nos e estabelecer um orçamento. Não transformar esta época natalícia num motivo para contrair dívidas. Controle as suas finanças para realmente aproveitar as férias. Ao definir o orçamento, faz uma lista com tudo o que precisas comprar e os compromissos que precisas ir; analisa as despesas e vê se podes eliminar ou reduzir algumas; e o mais importante, faz de tudo para cumprir o orçamento estabelecido.

6- Mudar a mentalidade

Para um Natal minimalista precisamos simplesmente mudar a nossa mentalidade e como vemos esta época do ano. Manter o foco nas nossas prioridades, em passar mais tempo com as pessoas que amamos e fazer as coisas que amamos, em vez de ter mais presentes e compromissos que não acrescentam valor ao nosso Natal. Podemos incentivar a família a fazer o mesmo, dando atenção ao que querem fazer para comemorar o Natal, e não no que eles querem comprar ou receber.

7- Estar realmente presente

Como referi nesta publicação, às vezes esquecemos da importância de estarmos presentes, para nós e para os outros. Acho que não há prenda melhor estar com a nossa família e amigos. Mas quando falo em estar presente, falo em estar com as pessoas que amamos de corpo e alma, sem televisão, telemóveis e redes sociais pelo meio. Estar realmente presente, não marcar só presença.

Espero que estas dicas te ajudem a encontrar maneiras de ter um Natal mais simples e minimalista. Faz um esforço para simplificar esta época do ano e vive-la de forma consciente e intencional.

O que podes simplificar na tua vida para criar uma época natalícia mais simples? Partilha comigo e deixa um comentário!

Guarda estas 7 Dicas para um Natal Minimalista no Pinterest

dicas-para-um-natal-minimalista-pinterest

Previous Post Next Post

Também podes gostar de:

Leave a comment

Deixa um comentário

%d bloggers like this: