Vida Simples

8 Tarefas simples que facilitam a vida

8-tarefas-simples-que-facilitam-a-vida

É verdade que sempre fui uma pessoa organizada e detesto viver no meio da desorganização, mas nem sempre é fácil manter tudo como quero. Por isso, faço 8 tarefas simples que facilitam a vida no dia-a-dia, para manter a arrumação e a limpeza da casa, e não andar stressada.

8 Tarefas simples que facilitam a vida no dia-a-dia

1. Não sair de casa sem fazer a cama.

Logo ao acordar coloco a cama a apanhar ar e bem antes de sair de casa faço a cama. Assim, o quarto fica logo organizado e é uma tarefa que leva menos de um minuto a ser feita.  Se tens filhos, ensina-os a fazer as suas camas. Nota-se que tenho tudo bem simples e nem tenho a cama cheia de almofadas, o que torna a tarefa realmente mais fácil.

2. Guardar tudo no seu lugar após utilização

Aqui em casa também se aplica a regra: se usou…guarda, se sujou…limpa, se desarrumou…arruma, etc. Se todos decidissem deixar fora do lugar tudo o que usaram, ninguém encontrava nada depois. Devolver as coisas de volta ao lugar determinado, todos vão saber onde encontrar tudo. E assim é difícil a casa ficar muito desarrumada.

3. Arrumar a cozinha todos os dias depois do jantar

Lavar a loiça, limpar fogão e bancada, arrumar a mesa e varrer a cozinha. Manter a cozinha sempre limpa é caminho andado para manter a casa organizada. Cá em casa, tenho o hábito de arrumar a cozinha logo depois do jantar, também, tenho o costume de lavar loiça enquanto cozinho, o que facilita muito a tarefa depois. Deixar a cozinha arrumada antes de deitar, torna as manhãs mais fáceis.

4. Lavar a roupa e passar durante a semana.

Somos duas pessoas e uma bebé cá em casa e sei que por norma são 3 máquinas de roupa por semana. Lavo roupa à segunda, quarta e quinta e passo a roupa que precisa ser passada na sexta. Mas como já partilhei aqui, não passo muita roupa a ferro. Por isso, normalmente, gasto 1h ou menos por semana com esta tarefa.

5. Preparar o dia seguinte

Sempre, antes de deitar tento não deixar nada fora do lugar e organizar tudo o que é necessário para a manhã seguinte. Normalmente, as marmitas a levar, o pequeno-almoço, a roupa a vestir e tudo o que é preciso levar na mala. Organizar estas coisas vai dar mais tranquilidade e a sensação de que o dia já vai começar bem.

6. Manter os papéis organizados e correio no sítio certo.

Se tens pilhas de papéis espalhados pela casa, recomendo que coloques uma caixa de entrada na entrada da casa, para deixar aí todos os papéis que receberes nesse dia. Posteriormente, processa todos esses documentos, paga contas e arquiva a papelada num dia estipulado por ti. Coloca na agenda esse dia!

7. Fazer a lista de tarefas para o dia

Listas ajudam sempre! Para além de planear a minha semana todos os domingos, gosto de acordar de manhã e fazer a lista das tarefas que tenho a fazer nesse dia. Há quem prefira fazer à noite. Normalmente, sei o que tenho a fazer em determinado dia da semana, mas as listas ajudam-me sempre a ter tudo orientado e organizado.

8. Planear a ementa semanal

Tenho de fazer todas as semanas, quando não faço a semana não corre da mesma maneira e as refeições são sempre feitas à pressão. Quando planeares a semana, planeia logo a ementa semanal, mesmo que seja alterada durante a semana, mas facilita muito no dia-a-dia. E é menos uma coisa que tens para pensar durante o dia.

Preciso de dizer também que tive de diminuir as minhas expectativas em relação à minha organização diária e à organização da casa. Principalmente esta última, tudo o que implica a sua limpeza e arrumação é difícil, pois viver com uma pessoa que não liga nenhuma a isso e com animais dentro de casa não é fácil. Descomplicar a vida… simplificar a casa… simplificar as expectativas… simplificar a organização!

E desse lado quais são as tarefas que facilitam o teu dia-a-dia?

Guarda esta lista de 8 Tarefas simples que facilitam a vida no Pinterest para ter sempre à mão

8-tarefas-simples-que-facilitam-a-vida-pinterest

Acompanha-me nas minhas redes sociais para mais conteúdo sobre minimalismo e vida simples:
instagram | pinterest | youtube | facebook

Previous Post Next Post

Também podes gostar de:

Leave a comment

Deixa um comentário

%d bloggers like this: