Destralhar

Como criar o hábito de destralhar

criar-o-hábito-de-destralhar-a-casa

Destralhar a casa quando começamos o nosso caminho pelo minimalismo até é bastante fácil, porque começamos cheios de vontade e energia. Mas criar o hábito de destralhar e mantê-lo a conversa já é outra.

Desenvolver o hábito de manter tudo destralhado e organizado

Muitas vezes após um grande destralhe ficamos tão felizes que baixamos a guarda! E por isso voltam a entrar na nossa casa novamente coisas que não precisamos. Portanto, é importante criar o hábito de destralhar e, como todos os hábitos, este também leva tempo.

É importante termos consciência que vai levar algum tempo a desenvolver o hábito de manter tudo destralhado e organizado. Até mesmo, criar o hábito de simplesmente não deixar entrar. Ainda por cima se tivermos uma família que não está alinhada com o nosso objetivo. Podes ler este artigo Ser Minimalista e Viver com alguém que não é, para te ajudar. Mas neste momento deves concentrar-te em ti e nas tuas coisas.

Como consegues manter uma casa sem tralha?

Nós sempre desejamos entrar na nossa casa e ela estar limpa e organizada. E para tal, tem de estar sem tralha, porque tralha não se organiza…destralha-se. E uma casa sem tralha parece instantaneamente menos desorganizada. A questão é como conseguir isso?

Não é simples, mas é possível! E para te ajudar, vou partilhar 7 formas para criar o hábito de manter a casa sem tralha.

7 formas para criar o hábito de manter a casa sem tralha

1- Lembra-te o por quê

Qual é o teu objetivo para destralhar a casa. Para qualquer hábito que queremos implementar na nossa vida temos que saber o por quê. Por que é importante desenvolver o hábito de manter a tralha fora de casa? Queres ter mais tempo livre e menos tempo gasto em limpezas? Ou ter uma vida mais organizada e menos stressada? Queres ter menos itens físicos para criar espaço mental? Queres eliminar as energias negativas e dar prioridade ao que realmente é importante para ti? A resposta vai ajudar-te a manter o foco.

2- Começa por pequenos passos

A razão porque falhamos com as nossas resoluções do ano novo é porque queremos logo tudo ao mesmo tempo. Queremos ver logo os resultados! No entanto, a melhor forma de desenvolver um hábito que permaneça é fazer pequenas mudanças e mantê-las até que faça mesmo parte da rotina. Portanto, escolhe pequenos passos para fazer e começa hoje mesmo. Tens alguns ideias neste artigo 15 Acções Simples para Destralhar a Vida.

3- Faz o grande destralhe

Sei que não parece fácil, mas no início, para sentir que realmente a casa tem menos coisas e está mais organizada é preciso fazer um “grande” destralhe. Faz uma lista de todas as divisões da casa que precisas de destralhar e planeia na agenda quando vais poder tratar dessa divisão. Se para ti uma divisão é muito, começa por uma gaveta, depois outra e depois uma prateleira, por aí fora… Aos poucos vais conseguir tirar toda a tralha de casa e depois vai ser muito mais fácil de criar o hábito de manter a casa destralhada.

4- Faz uma lista das áreas problemáticas

Na nossa casa existe sempre umas áreas difíceis de se manterem organizadas, como por exemplo: a primeira gaveta da mesa de cabeceira, ou aquela gaveta da tralha, o armário de entrada da casa, a bancada da cozinha cheia de coisas ou, ainda, aquele armário cheio de caixas tupperwares. Ao ter uma lista com estas áreas problemáticas, podemos sempre programar uma vez por mês para fazer a vistoria. E desta forma, mantê-las organizadas e sem tralha.

5- Procura soluções práticas

Há determinadas áreas que precisam de algum sistema de organização. Por exemplo, é difícil de manter os sapatos organizados se não tens um lugar para colocá-los (um problema cá de casa que tenho de resolver). Ou manter o correio todo organizado se nunca criaste um local certo para guardá-lo. Deves procurar soluções práticas, de forma a que tudo tenha o seu próprio lugar.

6- Usa o sistema de destralhamento do Dave

O sistema de destralhamento do Dave consiste em colocar numa caixa de cartão aquelas tralhas que não conseguimos mandar fora e escrever a data na caixa, mas sem registar o que está no seu interior. Se após um ano não tivermos tocado na caixa para retirar coisas de lá, devemos mandá-la fora. Eu não mando literalmente a caixa toda para o lixo sem abrir, porque temos de ser conscientes e fazer reciclagem como deve ser. Muitas das coisas podem ser doadas e ganhar nova vida noutra casa.

7- Controla o processo

Lembra-te que destralhar é um processo contínuo. Não destralhamos a casa uma vez e fica feito. É preciso controlar e ser implacável com a tralha que tenta entrar em casa. Recuse tudo o que não tenha utilidade para si, coloca no correio o autocolante para não receber publicidade não endereçada. Adopta também a regra de “entra um novo, sai um velho”. Não mantenhas na tua casa duas coisas com a mesma funcionalidade se não precisas.

Terminei e espero que com estas dicas consigas criar o hábito de manter a casa destralhada. Lembra-te de começar com pequenas mudança e que nem tudo pode funcionar para ti. Tenta e volta a tentar! Vais ver que vais conseguir ter a casa muito mais organizada e, desta forma, muito mais tempo para ti.

Guarda no Pinterest este artigo Como criar o hábito de Destralhar, para teres sempre à mão

criar-o-hábito-de-destralhar-a-casa-pinterest


Acompanha-me nas minhas redes sociais para mais conteúdo sobre minimalismo e vida simples:
instagram | pinterest | youtube | facebook

Previous Post Next Post

Também podes gostar de:

Leave a comment

Deixa um comentário

%d bloggers like this: