Vida Simples

Como criar uma Rotina Matinal Slow

cria-uma-rotina-matinal-slow

A forma como começamos as nossas manhãs pode definir o resto do dia. Começar o dia com uma rotina calma é fundamental para um dia mais produtivo e com mais energia. Hoje partilho 10 dicas para te ajudar a criar uma rotina matinal slow.

Acordar cedo ou não!?

Já fui pessoa de acordar muito cedo todos os dias, mas neste momento da minha vida, com uma bebé, nem sempre é possível. O tempo para me dedicar aos meus rituais matinais é mais reduzido, mas não deixo de ter alguns minutos para mim e para cuidar de mim.

Acordar cedo vai ser sempre importante para mim, porque é quando me sinto mais inspirada e mais produtiva. E a verdade é que fala-se muito dos benefícios e vantagens de acordar cedo. No entanto, na minha opinião, não importa a hora que acordas, o que importa é como acordas e o que fazes durante o tempo que estás acordado. Acho que cada pessoa deve identificar os seus momentos mais produtivos do dia e não é acordar às cinco da manhã que vamos ter mais sucesso ou ser mais felizes.

A minha Rotina Matinal ideal

Na minha rotina ideal, quando consigo fazer, é acordar cedo (6h00), meditar durante 5 a 10 minutos e fazer uns alongamentos. Acordar com calma e ter tempo para mim é muito importante para começar bem o dia. Depois, fazer a rotina de beleza, cuidar do meu rosto que tem sido negligenciado nos últimos anos, mas tenho tentado mudar isto e se tiver mais tempo, faço uma máscara hidratante para começar o dia com a pele mais fresca.

De seguida, bebo a minha água com limão, enquanto organizo a casa e preparo o meu chá ou cappuccino (depende do dia). Para terminar, bebo o meu chá e escrevo na minha agenda as 3 tarefas importantes para fazer nesse dia. Depois vou trabalhar nos meus projetos. Esta é a minha rotina matinal ideal, mas não significa que a faço todos os dias. Ás vezes fico mais tempo na cama a ler, que é algo que gosto muito e sei que se me levantar logo não o faço.

Estabelecer uma rotina matinal não significa que ela vá ser exacta, rigorosa e imutável, porque isso é irreal!! No entanto, aconselho a delineares uma rotina matinal para ti, porque passas a saber o que é preciso fazer. Desta forma, ganhas tempo para fazer as coisas importantes, começas as manhãs com mais calma e mais preparada para o teu dia.

“Em vez de começar o dia respondendo a estímulos, estará proativamente a criar o dia que deseja ter. Quando acorda e faz em primeiro lugar as coisas essenciais, está a dar ao seu dia um bom início. A sua mente estará mais focada. E cuidará melhor das pessoas que mais ama.” – Tsh Oxenreider

10 Dicas para te ajudar a criar uma Rotina Matinal Slow

1- Afasta-te do telemóvel

Se a primeira coisa que fazes ao acordar é verificar o telemóvel, a tua rotina matinal já começa mal! Vários estudos dizem que a maioria das pessoas acorda e agarra logo no telemóvel, o que provoca o aumento dos níveis de stress. Não comeces o dia a receber logo estímulos do exterior, aproveita as manhãs para te focares na tua pessoa.

2- Medita ainda na cama

Antes mesmo de sair da cama, medita. Aprendi com a Susana a deixar a minha almofada de meditação nos pés da cama, assim quando acordo não tenho desculpas para não fazer.⁣⁣ Concentra-te por 5 a 10 min na tua respiração. Com a mente ainda tranquila, gosto de definir minha intenção para o dia, repetir afirmações e visualizar meu dia ideal.

3- Começa as manhãs com boas vibrações

Não comeces o dia a ver ou a ler notícias, podes receber logo pela manhã notícias que te vão deixar triste ou chateado, o que vai refletir-se na tua motivação e produtividade. Na tua rotina matinal, mantém actividades centradas em boas vibrações.

4- Deixa a luz entrar

A primeira coisa que faço quando acordo todas as manhãs é abrir a cama para arejar os lençóis e, de seguida, abrir as janelas para deixar a luz entrar. A luminosidade do dia vai transmitir ao cérebro que é hora de acordar e parar de produzir melatonina, a hormona que regula o sono.

5- Faz alongamentos

Depois de horas deitada, alongar o corpo vai activar a circulação, preparando o corpo para o dia. Não é preciso ser complexo e nem muito tempo, porque mais vale 10 minutos de alongamentos simples do que zero. Alongar ou mesmo fazer um pouco de yoga é um favor que fazemos ao nosso corpo.

Podes gostar de ler Descobre como Mudar hábitos

6- Uns minutos sem pressa

Reserva uns minutos para ter um momento de calma pela manhã e tomar café ou chá com tranquilidade. Gosto de tirar este momento para fazer a minha lista de tarefas do dia ou escrever uma lista de coisas pelas quais sou grata. Às vezes, aceito o silêncio e leio um pouco. Começar o dia com positividade.

7- Prepara o pequeno-almoço

Muitas pessoas dizem que não têm tempo para tomar pequeno-almoço, eu própria já fui uma dessas pessoas. Mas um pequeno-almoço nutritivo vai deixar-te com a sensação de satisfação e dar-te mais energia para o dia. Se for preciso acorda um pouco mais cedo e reserva um tempo para preparar-lo devagar. Mima-te no teu pequeno-almoço e torna a vida um pouco mais bonita logo de manhã.

8- Dedica-te ao teu desenvolvimento pessoal

Antes de começar a trabalhar nos meus projetos ou sair de casa, dedico 15 a 20 minutos para aprender algo que desenvolva a mente. Pode ser a leitura de um livro de não-ficção, ouvir um podcast, ver um vídeo do youtube sobre algo que queiras aprender ou melhorar. Escolhe sempre temas que te entusiasmam e que te despertam interesse no momento.

9- Fazer a cama e organizar a casa

Não saio de casa ou não começo a trabalhar na minha lista de tarefas, sem fazer a cama antes e organizar a casa. Quem gosta de trabalhar num ambiente desarrumado?! Ou pensar que ao chegar a casa, cansada do trabalho, ainda vai ter de arrumar. Eu não gosto! Por isso é uma das etapas mais importantes na minha rotina matinal.

10- Planeia e prepara com antecedência

Ter uma rotina matinal estabelecida, mesmo que não aconteça sempre como desejado, faz realmente a diferença e reduz o nosso cansaço ao longo do dia. Mas também é importante dedicar 10 minutos da noite anterior e preparar o dia seguinte. Podes fazer a tua lista de tarefas, preparar almoços caso tenhas de levar, preparar as roupas e as malas etc. Desta forma, descansas melhor durante a noite, porque sentes que tudo está organizado e acordas sabendo qual é o foco e as prioridades do dia. E ficas com menos coisas para fazer durante a rotina matinal.

Rotina matinal slow sagrada mas flexível

Mesmo com pouco tempo, a minha rotina matinal slow é sagrada. Começar o dia a correr não é para mim e, se isso acontece, o meu dia será muito menos produtivo. Posso afirmar que as minhas manhãs lentas são essenciais para o meu bem-estar e para a minha produtividade.

No entanto, com filhos nem sempre é fácil e, por vezes, nem consigo seguir a minha rotina. Acabo por deixar de meditar ou fazer os alongamentos, por exemplo. Mas aceito que agora não é possível e que daqui a uns tempos será. Os nossos filhos não vão ser pequenos a vida toda, por isso é respeitar os ritmos que a vida nos dá.

Espero que tenhas gostado das minhas dicas para te ajudar a criar uma rotina matinal mas lenta e leve. Diz-me como são as tuas manhãs.


Acompanha-me nas minhas redes sociais para mais conteúdo sobre minimalismo e vida simples:
instagram | pinterest | youtube | facebook

Previous Post Next Post

Também podes gostar de:

6 Comments

  • Reply Mariana

    Eu preciso tambem de uma manha slow para o meu dia correr bem.. destesto andar a correr e sair de casa sem tomar o pequeno almoco. Por isso acordo mais cedo para fazer isso tudo e nao andar a correr. Gostava de conseguir acordar sempre as seis mas sei que agora e impossivel.. daqui a uns meses espero conseguir!! Bom texto 😉

    at
    • Reply Raquel Silva

      Também não tenho conseguido acordar sempre às 6h, mas com bebés é normal 😉 Respeitar o nosso corpo, que precisa de descansar, também é importante. Obrigada!!!

      at
  • Reply Eduarda Santini

    Perfeito!
    Conheci essa semana o teu blog, e já estou apaixonada!
    Gostei muito porque tu traz essa realidade dos filhos..
    Muitos sites/livros/blogs ensinam sobre rotinas matinais, e sobre o quanto é importante ser rigoroso para execução, mas nunca vi alguém falar com tanta leveza sobre “se não der hoje, outro dia dará pra fazer.. os filhos crescem!” Amei, de verdade. Porque me sinto muito mal quando não xonsigo executar minha rotina matinal pq fui “atrapalhada” com um choro da filha no meio da meditação, por exemplo!
    Obrigada pelo artigo, e parabéns pelo material produzido!!

    at
    • Reply Raquel Silva

      Obrigada pelo comentário!! Tenho aprendido a descomplicar a vida mas não quero deixar de fazer para ser melhor. Todos nós procuramos a nossa melhor versão, no entanto defendo que não devemos viver com regras rígidas, porque a vida não é assim. Com filhos e mesmo sem filhos. Nem todos os dias estamos motivadas e inspiradas. E não há problema nisso. É aceitar e deixar fluir 🙂 Beijinhos!!

      at
  • Reply Sofia Marques

    A minha manhã não tem rotina, é despachar o mais rápido possível… 🙁 É algo que tem mesmo de mudar, aqueles 5min a mais na cama, nunca são só 5min. O despertador toca e tenho de me levantar e criar a minha rotina matinal slow. O que significa que à noite tenho de ser mais organizada porque as rotinas estão ligadas. Este mês de Janeiro serviu para ver onde tenho de melhorar e coisas que preciso começar a fazer.

    at
    • Reply Raquel Silva

      Não tenho dificuldade em levantar-me cedo, porque eu não faço esses 5 min. a mais na cama (só se tiver doente). Mas cá em casa há quem tenha essa dificuldade 🙂 Pensa como vai ser melhor o teu dia, arranja algo que gostes mesmo de fazer, para que esses minutos que levantas mais cedo valham a pena. E sim as rotinas estão todas interligadas.

      at

    Deixa um comentário

    %d bloggers like this: