Vida Simples

Como Mudar de Vida em 2020

como-mudar-de-vida-em-2020

Nesta fase do ano todos fazemos planos para mudar de vida! Não sou apologista de grandes planos, nem grandes mudanças, mas devemos sempre pensar em melhorar a nossa vida e mudar alguns hábitos para termos uma vida mais simples, consciente e, sobretudo, mais feliz. E aqui estão 9 coisas que podes fazer para mudar de vida em 2020.

Como Mudei a minha Vida

Mudar de vida está cada vez mais vezes nos planos de muitas pessoas devido ao ritmo que vivemos hoje em dia. Andamos sempre a ser bombardeados de informação e parece que passamos os dias a correr e poucas coisas são realizadas. Por isso, o desejo de mudar a forma como vivemos a vida. Eu sou uma dessas pessoas! Todos os anos faço planos para pequenas mudanças na minha vida e para um dia conseguir realmente ter uma vida mais simples e consciente.

Comecei a mudar a minha vida quando descobri o minimalismo e já dei alguns passos em frente como também dei muitos para trás. No entanto, o minimalismo tem-me ajudado a ter uma vida mais consciente e focada no que realmente é importante para mim. A mudança de vida para mim foi mudar alguns maus hábitos e mudar o modo como via a vida – Deixei de querer mais e mais, ser grata pelo que tenho e, principalmente, viver o presente e deixar o passado lá atrás.

O que é preciso?

Uma das coisas que me mantém no caminho é ter consciência que nada acontece por acaso e que a mudança tem de começar por mim. Não preciso de fazer grandes mudanças, mas os pequenos passos que faço para uma vida melhor, fazem toda a diferença. Cada vez tenho mais a certeza do que quero e do que não quero para a minha vida, seja nível pessoal como profissional. E mesmo sabendo que o caminho é longo, persisto, resisto e não desisto.

9 coisas que podes fazer para mudar de vida em 2020

1. Cria um plano de mudança 

Começamos sempre o ano com imensos planos na cabeça, mas não é isso que estou a falar. Cria um plano para a mudança que queres na vida, seja ela mudar de trabalho, ter uma alimentação saudável, etc. Por exemplo, queres simplificar a tua casa…então faz o plano do que vais fazer mensalmente. Neste mês de Janeiro o que vais fazer? Vais destralhar 1 gaveta, 1 armário ou 1 quarto?

Ás vezes temos vontade de levar a vida ao sabor do vento, mas por experiência própria sei que isto não nos leva a lugar nenhum, por isso acredito que um plano pode ajudar imenso a orientar.

2. Sê honesto contigo

Ser honesto em todas as situações e permanecer fiel a nós mesmos é muito importante. Uma frase que se vê muito e eu adoro: “Sê a melhor versão de ti mesmo”. Nós não temos que mudar para agradar alguém e nem viver os planos de alguém, por isso não te obrigues a nada. Descomplica e respeita-te…respeita o que desejas e o que é importante para ti.

Para te rodeares de pessoas que acrescentam valor à tua vida, o melhor é seres fiel a ti mesmo. Pergunta-te que tipo de pessoas gostarias de ter na tua vida. E sê essa pessoa! Mas principalmente aceita a pessoa que és e vais ver como a vida muda.

3. Confia em ti e na mudança

Confiança em ti e nas tuas capacidades e força para mudar. Normalmente, quando começamos uma mudança, nos primeiros tempos aparece aquele sentimento do impostor. Achamos que não somos capazes e acabamos por desistir muitas das vezes.

A confiança em ti e no teu plano para a mudança é essencial. Sem esta confiança será muito mais difícil dares os passos que precisas de dar para conseguires a mudança. Lembra-te que podes dar pequenos passos e, alguns até podem ser para trás, mas o mais importante é acreditar que vai funcionar e persistir.

4. Não esperes. Muda!

Para de esperar e começa a mudar….apenas começa!! Muitas vezes ficamos à espera da hora certa, das pessoas certas, do lugar certo. Ou seja, é mais fácil de encontrar desculpas para não começar, do que encontrar as razões certas para começar a agir. Se queres começar uma vida minimalista, já te dei 7 Razões para começares uma Vida Minimalista.

Concentra-te no que for necessário para começares a criar a tua melhor vida e começa a tomar decisões alinhadas com essa intenção. Nunca é tarde para começar a mudar e não há a data certa. Começa hoje!! Cria a tua melhor versão e deixa de viver nos limites que a sociedade impõe. És a única pessoa que controla a tua vida!

5. Disciplina e vontade de mudar

Qualquer mudança, seja pequena ou grande, tens de ter em mente que vais precisar de trabalhar e ter realmente vontade de mudar. Eu quero simplificar a minha vida, mas tenho consciência que isso não acontece de um dia para o outro. Tenho algum trabalho pela frente na mudança do meu mindset e de algumas pessoas que me rodeiam, através do meu exemplo. Mas tenho consciência que preciso de ter muita disciplina, pois procrastinar e arranjar desculpas é o caminho mais fácil.

No entanto, na minha opinião, para qualquer mudança é essencial alguma resiliência, porque para além de desejar muito querer mudar, de trabalhar com disciplina e consistência, é preciso resiliência para enfrentar os vários obstáculos que vão aparecer. Na minha mudança para uma vida mais minimalista o principal obstáculo foi viver com um não minimalista e não conseguir mudar isso.

6. Inspira-te e estuda

Para te ajudar a manter o foco na mudança rodeia-te de coisas e pessoas que te inspiram. Lê livros/blogs sobre o assunto, ouve podcasts ou vídeos no youtube, segue contas no instagram de pessoas que já fizeram ou estão a fazer o mesmo caminho que tu. Estuda e aprende de várias maneiras. Abre os horizontes, pesquisa sobre diversos assuntos e expande o teu campo de interesses. Há muito mais para aprender na vida do que pensas!

Actualmente conseguimos encontrar imensos cursos online ou mesmo presenciais. Cada vez há mais pessoas fantásticas que partilham as suas experiências através de workshops, onde vamos interagir com outras pessoas que têm desejos idênticos aos nossos. Rodeia-te de pessoas inspiradoras para aprenderes a ser a melhor versão de ti. 

7. Cuida de ti

Normalmente, com a correria da vida esquecemos de nós mesmos, por isso cria uma rotina de selfcare. Cuida bem de ti para conseguires cuidar dos outros também. Depois de um longo dia de trabalho, precisas de fazer algo que te deixa feliz para recuperar a energia e o humor. Faz uma lista no telemóvel ou num papel com pequenas coisas que te fazem feliz. Já partilhei aqui no blog 25 Coisas que me deixam feliz.

Ler um livro, tomar um banho e ter uma toalha bem quentinha, beber uma chávena de café no silêncio, são coisas simples que me fazem recarregar energias. Recomendo também que cries uma rotina matinal com algumas coisas da lista que fizeste, para começares bem o dia. Decide começar todos os dias feliz e com uma rotina de selfcare será muito mais fácil.

8. Aprecia o processo

Não apresses nada e aprecia o processo. Se acreditas em ti e trabalhas para concretizar o que desejas, as coisas vão acontecer no seu tempo. Claro que nada caí do céu e tens de trabalhar para conseguires os resultados desejados, mas não penses só no resultado final, desfruta também do caminho. As pessoas certas e as oportunidades certas vão aparecer na hora certa.

Portanto, não deixes que emoções negativas te impeçam de apreciar o processo de mudança. Quando te sentires mal e assoberbado, o melhor é parar, pensar e deixar que as ideias surgem. Fica em paz contigo mesmo, com as outras pessoas, com o teu passado e com o teu futuro. Deixa de stressar com situações que não podes mudar e que, muitas vezes, nem te vais lembrar daqui a alguns meses. Como a Catarina Beato diz: “a vida resolve-se sozinha“.

9. Gratidão muda tudo

Para terminar e para mim o mais importante, sê grato pelas coisas que a vida te dá. A gratidão muda tudo, por isso agradece todos os dias pequenas coisas da vida. Pratica diariamente este hábito de agradecer e vais começar a olhar para o lado positivo das coisas. Sermos gratos pelo que temos faz uma enorme mudança na perspectiva como olhamos para a nossa vida e mesmo para os problemas que surgem.

Sugiro que faças uma lista de três coisas pelas quais és grato durante a tua rotina matinal e, no final do dia, escreve a melhor coisa que te aconteceu durante o dia, para assim terminares o dia de forma positiva.

Espero que te seja útil estas coisas que partilhei contigo e que podes fazer para mudar de vida em 2020. Confesso que nem todas são fáceis para mim, mas com calma e resiliência faço o meu caminho.

Guarda este artigo “Como Mudar de Vida em 2020” no Pinterest para te inspirares.

como-mudar-de-vida-em-2020-pinterest


Acompanha-me nas minhas redes sociais para mais conteúdo sobre minimalismo e vida simples:
instagram | pinterest | youtube | facebook

Previous Post Next Post

Também podes gostar de:

Leave a comment

Deixa um comentário

%d bloggers like this: